Uma nova fase das obras de recuperação da MG-424 teve início nessa segunda-feira (24), com intervenções no pavimento da rodovia que liga o entroncamento com a MG-010 a Sete Lagoas. A iniciativa, parte do programa “Caminhos pra Avançar” do Governo de Minas Gerais, visa melhorar a segurança viária e impulsionar a economia da região do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As melhorias abrangem um trecho de 50 quilômetros, passando pelos municípios de Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, Prudente de Morais e Sete Lagoas. O investimento total é de R$ 88,5 milhões, com prazo de execução de 18 meses, e beneficiará diretamente mais de meio milhão de habitantes da região.
Nesta etapa inicial, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concentrarão esforços na segurança viária, com a substituição de 1.500 metros de defensas metálicas até o final do ano. Posteriormente, serão iniciadas as obras de recuperação do pavimento asfáltico, incluindo reciclagem da base e sub-base, nova capa asfáltica, sinalização e drenagem. Adicionalmente, 19 pontos de erosão serão corrigidos ao longo do trecho.
Concessão da rodovia
A concessão da MG-424, incluída no Programa de Concessões Rodoviárias como Lote 8, é considerada um passo fundamental para a melhoria definitiva da rodovia e o desenvolvimento do Vetor Norte. O projeto prevê uma série de intervenções que visam aumentar a produtividade, fortalecer a economia local e, principalmente, melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Entre as principais melhorias planejadas estão a ampliação da capacidade da rodovia com a construção de três novos contornos viários em pista dupla nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. Essas estruturas são consideradas cruciais para desviar o tráfego pesado das áreas urbanas, otimizando o fluxo de veículos e aumentando a segurança para motoristas e moradores.
Impacto econômico esperado
Dados da Invest Minas revelam que os municípios do Vetor Norte atraem significativamente menos investimentos em comparação com a média da RMBH. A expectativa é que a revitalização da MG-424 impulsione o desenvolvimento da região, tornando-a mais atrativa para novos empreendimentos e gerando mais oportunidades de emprego e renda para a população local.
Apesar dos benefícios esperados, a implementação de 13 praças de pedágio no sistema “free flow” ao longo dos trechos da MG-10, 424 e LMG-800, conforme previsto no projeto de concessão, tem gerado discussões e preocupações entre os moradores da região.