O Sebrae Minas, a partir da idealização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, está criando a Rota de EcoAventura da Região Turística da Serra do Cipó. Inicialmente o projeto está cadastrando negócios de turismo de Jaboticatubas/MG e Santana do Riacho/MG interessados em fazer parte da rota.

A região da Serra do Cipó tem potencial para ser apresentada como um produto turístico nacional devido ao seu patrimônio natural único, a proximidade com o Aeroporto Internacional de Confins, suas redes hoteleiras, gastronômicas e administrativas robustas e a preservação da cultura afro-brasileira e das tradições mineiras.
A temática proposta para essa rota valoriza o ecoturismo e o turismo de aventura na natureza, a conscientização ambiental, a conexão com a cultura local e o turismo regenerativo. Por trás desse último conceito estão a geração de impactos positivos tanto para as comunidades visitadas quanto para os turistas. O objetivo é que a rota fortaleça tais características e amplie a divulgação da Serra do Cipó em todo o país.
O formulário de cadastramento é direcionado inicialmente a empresas e pessoas que oferecem meios de hospedagem e alimentação, condutores e receptivos de turismo, atrativos, prestadores de serviço e experiências turísticas em Jaboticatubas e Santana do Riacho. Estes dados servirão para a seleção dos negócios que vão compor a rota.
Com a consolidação da rota turística, novos municípios da região serão incluídos.
A Rota de EcoAventura da Região Turística da Serra do Cipó é um projeto realizado pelo Sebrae Minas com apoio da IGR Circuito Serra do Cipó, Prefeituras Municipais de Jaboticatubas e Santana do Riacho, Parque Nacional da Serra do Cipó e com execução da empresa Macaúba Desenvolvimento Local.
Para inscrição de negócios turísticos para compor a Rota de EcoAventura da Região Turística da Serra do Cipó, acesse:
*Inscrições abertas até 4 de maio de 2025.
Uma live sobre o projeto também foi apresentada no dia 9 de abril, reveja: