No ano em que o mundo relembra os 80 anos do término da Segunda Guerra Mundial, Curvelo se prepara para celebrar a memória de seus bravos filhos que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutaram contra o nazismo na Europa. No próximo dia 8 de maio, a cidade inaugurará o aguardado Monumento em Homenagem aos Ex-Combatentes Curvelanos da FEB, os valorosos “pracinhas”.

A solenidade está marcada para as 10h, na sede do Tiro de Guerra 04029, situado na Avenida Gentil de Matos, nº 200, no bairro Tibira. A presença de autoridades civis, militares, religiosas, familiares dos homenageados e membros da comunidade é esperada para este momento de reconhecimento e emoção.
O projeto do monumento é fruto da iniciativa do prefeito Luiz Paulo, em colaboração com os subtenentes Flávio Soares Ribeiro (chefe de Instrução) e José Alves de Oliveira (instrutor do Tiro de Guerra), contando com o apoio do sargento PM veterano Raimundo de Oliveira e dos historiadores Henrique de Moura Paula Pinto, Jorge Patrício de Medeiros Almeida e Newton Vieira.
A Segunda Guerra Mundial, que se iniciou em 1939, foi o maior e mais sangrento conflito da história, ceifando a vida de milhões de pessoas. O Brasil declarou sua entrada no conflito em 31 de agosto de 1942, através do Decreto nº 10.358, e enviou cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira para a Europa, onde atuaram principalmente na Itália, ao lado das forças aliadas.
Em Curvelo, os nomes de 32 ex-combatentes serão eternizados no monumento como símbolos de bravura e patriotismo: Alaor Inácio da Silva, Alvino Ivo de Oliveira, Camilo Firmo Júnior, Celso de Carvalho (Padre), Conceição Leite de Carvalho, Corbelino Ezequiel de Carvalho, Darcy Ribeiro dos Santos, Eurípedes Ribeiro Guimarães, Francisco Leite de Carvalho, Francisco Pereira dos Santos, Geraldo Augusto da Silva, Geraldo Ribeiro Guimarães, Idalino da Costa Chaves, José Félix da Rocha (Bajoujo), José Francisco Gonçalves, José Patrício da Silva, José Pires de Freitas, José Teófilo Gonçalves, Leonardo de Léo, Licério Ribeiro Guimarães, Mariano Fernandes da Silva, Milton Édson de Faria, Milton Lima Paes, Otávio Ribeiro, Paulo Santana, Pedro Francisco, Pedro Rodrigues, Quirino Henrique de Freitas, Raimundo Olavo, Rui Lopes Ribeiro e Sebastião Antônio de Souza.
A inauguração do monumento representará um importante marco de reconhecimento da coragem e do sacrifício desses homens que, partindo de Curvelo, enfrentaram os horrores da guerra em terras distantes. Esta justa homenagem reforça a importância de manter viva a memória e a gratidão por aqueles que, com bravura, escreveram um capítulo essencial da história mundial.