O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) freou, nesta quinta-feira (25), o plano do governo de Romeu Zema de implementar pedágios em importantes rodovias do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão monocrática do vice-presidente do TCE, conselheiro Agostinho Patrus, suspendeu a licitação do projeto, que previa a instalação de 12 praças de cobrança, incluindo o estratégico trecho de ligação entre a capital mineira e o Aeroporto Internacional de Confins.

A medida do tribunal foi motivada por inconsistências detectadas na documentação apresentada pelo Executivo estadual. Entre os principais problemas apontados estão a realização inadequada de audiências públicas, consideradas essenciais para a transparência desse tipo de concessão, a fixação de tarifas tidas como excessivas para a população e alterações significativas no edital sem a devida apresentação de estudos técnicos atualizados.
O projeto de concessão, denominado Lote 8 – Vetor Norte, ambicionava um investimento superior a R$ 5 bilhões e a concessão de cerca de 150 quilômetros de rodovias, abrangendo trechos das MGs-010, 424 e LMG-800, além da construção de contornos viários em Lagoa Santa, Matozinhos e Prudente de Morais. A proposta defendida pelo governo Zema visava melhorias na mobilidade urbana da região, com a empresa vencedora do leilão sendo responsável pela recuperação asfáltica, sinalização, conservação e implantação de novas estruturas viárias.
Contudo, o TCE-MG identificou falhas processuais cruciais. As audiências públicas, realizadas em apenas dois locais e com divulgação limitada ao formato presencial, foram consideradas insuficientes para garantir a participação dos 12 municípios diretamente impactados. Além disso, o tribunal constatou que questionamentos levantados durante esses encontros não foram devidamente respondidos, comprometendo a lisura do processo.
Outro ponto de forte objeção foi a política tarifária proposta. O relator Agostinho Patrus criticou a priorização da atratividade econômica para investidores em detrimento da justiça tarifária para os usuários, especialmente a população de baixa renda. O TCE também ressaltou que o governo estadual ignorou determinações anteriores do próprio tribunal sobre a necessidade de modicidade tarifária.
A gota d’água para a suspensão da licitação foi a identificação de alterações irregulares no edital. Documentos cruciais foram enviados pelo governo no último dia do prazo, sem detalhamento das mudanças ou apresentação de novos estudos que as justificassem. A intenção do governo de republicar o edital em menos de 48 horas após o envio das informações foi considerada inadequada diante da necessidade de análise aprofundada das modificações.
Diante desse cenário, o conselheiro Agostinho Patrus determinou que o edital não seja republicado até que novos estudos sejam elaborados e submetidos a audiências públicas em formato híbrido (presencial e remoto), com ampla divulgação e realização em, no mínimo, 12 municípios afetados.
Apesar do revés, o projeto de concessão previa a instalação de um sistema de pedágio inovador, o “free flow”, que dispensa a parada dos veículos para cobrança, realizada por meio da leitura eletrônica das placas. O governo Zema defendia que esse modelo permitiria a aplicação da chamada “justiça tarifária”, com cobrança proporcional ao trecho utilizado e descontos progressivos para usuários frequentes, além da isenção para o transporte público.
Matérias relacionadas
Governo de Minas está com edital em andamento para recuperação da MG-424
O Governo de Minas Gerais está atualmente com um edital em andamento para a recuperação da MG-424, um trecho estratégico...
População organiza abaixos-assinado contra pedágios nas MG-424 e MG-10
Moradores, trabalhadores e usuários das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, no Vetor Norte da região metropolitana de Belo Horizonte, estão...
Zema defende privatização da MG 424 durante encontro com jornalistas
O governador Romeu Zema (Novo) defendeu, em um encontro com jornalistas nesta sexta-feira (13), a concessão de rodovias, dando como...
Audiência pública discute os impactos da concessão da MG-424 em Sete Lagoas
A Câmara Municipal de Sete Lagoas sedia nesta quinta-feira (3), às 18h30, uma Audiência Pública crucial para debater os impactos...