Logo

Minas Gerais pode ter o maior número de mortes suspeitas pela Covid-19 no Brasil

Matéria veiculada pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, na noite desse domingo (5) aponta Minas Gerais como o Estado com o maior números de mortes suspeitas pela Covid-19 no Brasil – 64. De acordo com a reportagem, os Estados de Mato Grosso, Paraná e São Paulo não divulgaram os números. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo ainda concentra a maior quantidade de casos (4.620) e também o maior número de mortes (275).

Minas Gerais tem 85 mortes em investigação. Foto: Re/ ilustrativaMinas Gerais tem 85 mortes em investigação. Foto: Re/ ilustrativa

Conforme o levantamento feito pelo programa dominical da Rede Globo até a noite desse sábado (4), o total de mortes ainda investigadas era de 199. No entanto, segundo o informe epidemiológico divulgado no domingo (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas tem 84 óbitos em investigação, e não 64, como foi divulgado pelo "Fantástico". Segundo a pasta, os óbitos em investigação são as mortes suspeitas de Covid-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 125 óbitos suspeitos, sendo 35 descartados para Covid-19.

Em nota, o Estado esclarece que, devido ao grande número de análises e em função dos critérios adotados – pelos quais os municípios devem investigar todos os óbitos por síndrome gripal, independentemente de outros elementos de relação com a Covid-19 –, o número de óbitos em investigação tende a ser mais alto.

“A Secretaria de Saúde reitera que a equipe da Vigilância em Saúde está integrada e empenhada na resolução dos casos. O governo de Minas Gerais vem se preparando, desde janeiro de 2020, para o enfrentamento da Covid-19 com diversas ações, como a constituição do COES e do comitê de enfrentamento à doença, desenvolvendo ações integradas com as demais secretarias e parceiros privados, na busca de soluções em diversas frentes: econômica, social e do bem-estar dos mineiros. Ainda vale destacar que a Fundação Ezequiel Dias (Funed), único laboratório público do Estado, divulgou na última quinta-feira (2/4) a habilitação de cerca de 20 novos estabelecimentos para realizar o diagnóstico da Covid-19, possibilitando o processamento de 1.800 testes/dia", diz a nota.

Com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks