Matozinhos poderá decretar estado de epidemia em relação ao avanço da dengue na cidade. As informações foram divulgadas pela prefeitura da cidade durante essa semana.
De acordo com o noticiado, o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Municipal de Saúde de Matozinhos realizou entre os dias 3 e 5 deste mês o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), e constatou que o município se encontra em situação de alto risco de epidemia de Dengue.
Ainda segundo o levantamento, o avanço se dá pelo fato de a “população não está tendo o cuidado necessário para evitar focos dentro das próprias casas e quintais”, informa a prefeitura por meio de seu site.
As autoridades informaram que os bairros onde foram encontradas as larvas são os mesmos que passaram por um surto de Dengue no ano passado.
Somente no ano passado, foram registradas 1491 notificações, sendo 738 casos positivos da doença, concentrando-se principalmente nos bairros Vista alegre, Bom Jesus, Florestal, Cruzeiro, Centro, Liberdade, Floresta e São Sebastião.
Os dados revelaram também que desde o início de 2011, o I.I.P (Índice de infestação Predial) encontrado foi de 5,5, fato que deixa mais da metade dos domicílios apresentam riscos.
Por último, a prefeitura da cidade informou que executivo municipal poderá lançar um decreto que prevê a aplicação de multas para as residências que forem encontradas larvas do mosquito, assim como foi feito em Sete Lagoas durante este ano.
da redação com informações da Prefeitura de Sete Lagoas