O processo de implantação da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos que está sendo construída na cidade de Matozinhos será o tema no Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Urbanos, realizado nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro no Auditório FIEMG em Belo Horizonte
A construção, feita em formato de consórcio pelo Consórcio Intermunicipal da Região Cárstica; inclui os municípios de Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais, Funilândia, Pedro Leopoldo, Confins e com a adesão de Lagoa Santa e Jaboticatubas.
Ao final das obras, a cidade de Matozinhos será a primeira de Minas e também do Brasil a implantar uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbano. Com isso, a usina vai gerar energia elétrica a partir da utilização de um reator de micro-ondas que retira a umidade do lixo sem a necessidade de incinerá-lo.
A 1ª etapa da obras que consiste na construção do aterro já foi concluída. Está previsto ainda a instalação de um galpão que vai abrigar equipamentos para a instalação da usina. A unidade piloto da usina terá capacidade para receber até 100 toneladas de resíduos por dia.
O investimento atual é de 10 milhões de reais do Governo do Estado. Já a contrapartida do município é de um milhão de reais. A usina deverá trazer melhorias para cerca de 120 mil pessoas, de diferentes localidades. O projeto será apresentado pela Procuradora Jurídica da Prefeitura de Matozinhos, Dra Maria Silvia Oliveira Viana Cerqueira.
Sete Lagoas assinou em janeiro desse ano um protocolo de intenção com a empresa Astronne Ambiental do Brasil para construção de uma unidade da empresa, que ficará responsável pelo reaproveitamento do lixo, em Sete Lagoas.
A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Orgânicos terá capacidade de reciclar de 300 toneladas até três mil e 500 toneladas dia. O investimento estimado para a construção da usina na cidade é de R$87 milhões e a previsão é que a mesma seja feita em um prazo de 12 e 18 meses.
A usina deverá empregar diretamente 124 trabalhadores. Já expectativa de trabalho indireto é de até 1.800 pessoas. Clique aqui e veja a materia.
da redação com informações da Prefeitura de Sete Lagoas