A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Hermes, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em fraudes contra o sistema financeiro e corrupção ativa. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Matozinhos, em Minas Gerais, expedidos pela 2ª Vara Federal de Santa Maria/RS.

A investigação teve início na região central do Rio Grande do Sul, após a tentativa de corrupção de um estagiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O jovem foi abordado por membros do grupo criminoso, que tentaram induzi-lo a fornecer suas credenciais de acesso ao sistema “Balcão Gov”, utilizado para a gestão de contas de segurados, em troca de pagamento ilícito.
Segundo a PF, as investigações revelaram que o grupo criminoso buscava cooptar funcionários públicos e estagiários para obter acesso indevido a sistemas governamentais. Com isso, os criminosos capturavam e adulteravam dados de terceiros, realizando solicitações fraudulentas de crédito junto a instituições financeiras e obtendo vantagens ilícitas.
A Operação Hermes segue em andamento, e a Polícia Federal continua investigando o caso para identificar todos os envolvidos no esquema e dimensionar o prejuízo causado pelas fraudes.