Entre hoje e amanhã, dia 14 e 15 de março, parte dos 552 profissionais da saúde receberão um treinamento voltado para a Central de Marcação de exames de Sete Lagoas.
A ação faz parte do projeto de informatização e melhoria do atendimento na cidade por meio da implantação de tecnologia.
Além da Central de Marcação, será realizado o treinamento do projeto piloto para os servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e do Centro Viva Vida (CVV), informa o secretario de saúde, Jorge Corrêa.
Até setembro deste ano o sistema de atendimento da saúde receberá diferentes tecnologias para integrar todo o sistema de saúde do município.
De acordo com o anunciado, todas as unidades de saúde serão informatizadas com a disponibilização de um prontuário eletrônico do paciente na rede assistencial do município.
Com isso, um único prontuário médico eletrônico pode ser acessado pelos profissionais de saúde, independentemente do local em que o prontuário tenha sido gerado. Dessa forma, o paciente será atendido em qualquer unidade de saúde com todas as informações e histórico ao alcance de qualquer médico.
Outra ação prevista para a cidade, será a implantação do Sistema Avançado de Informação na Saúde (SAIS), mecanismo já utilizado em vários municípios de Minas Gerais.
No ano passado, o Secretário Municipal de Saúde, Jorge Corrêa Neto, assinou o contrato com a Fundação Israel Pinheiro que está implantando o novo sistema em Sete Lagoas.
De acordo com o projeto, o SAIS irá integrar 70 unidades municipais de saúde, facilitando a gestão de serviços e melhorando o fluxo de informações entre todos os envolvidos no setor de saúde pública, como as Estratégias de Saúde da Família (ESF), Central de Marcação, Centros de Saúde, Saúde Mental, dentre outras.
O novo sistema custará aos cofres públicos aproximadamente dois milhões e oitocentos reais e o prazo do contrato com a empresa será de 48 meses .
da redação com informações da Secretaria de Saúde