Sete Lagoas inicia nesta segunda-feira os trabalhos para a campanha de vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe suína.
Nesta etapa serão imunizados idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que estão no enfrentamento às pandemias, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e gestantes.
Este segmento representa mais de 30 mil pessoas a serem vacinadas somente em Sete Lagoas. Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Tiemi, a vacinação será realizada em dose única. “Os adultos, e as crianças de 06 meses a menores de 02 anos receberão duas doses da vacina, sendo a primeira aplicada durante a campanha e a segunda dose 30 dias após a primeira”, conta.
Vale reforçar que a vacina só é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
A vacina contra Influenza estará disponível em todos os Centros de Saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESF) que possuem sala de vacina, de 8hs às 16hs. A campanha termina no próximo dia 13 de maio.
Vale reforçar que para receber a dose da vacina, as pessoas devem estar munidas do cartão de vacinação e documento com foto. As gestantes devem apresentar o cartão de pré-natal ou exames que comprovem a gravidez.
As unidades que não possuem sala de vacina realizarão a vacinação com data programada. Confira os locais de vacinação em Sete Lagoas:
UNIDADES COM SALA DE VACINA
Centro de Saúde (CS): CS Manoa, CS Santa Luzia, CS Montreal, CS Orozimbo Macedo, CS Santo Antônio, CS Várzea, CS Progresso e CS São João.
Estratégia de Saúde da Família (ESF): ESF Catarina, ESF Esperança, ESF Eldorado, ESF JK/Alvorada, ESF CDI, ESF Fazenda Velha e ESF Barreiro.
da redação com informações da SECOM/Saúde