O Hospital Nossa Senhora das Graças entregou nesta segunda-feira mais uma obra. A reestruturação do Serviço de Nutrição Dietética (SND), empreendimento de cerca de 1,2 milhões de reais, proporcionou uma nova cozinha, equipada com aparelhos de primeira linha. Isso significa uma boa alimentação para os pacientes, além de uma nutrição balanceada e saudável.
A nutricionista responsável pelo SND, Tatiana Calavorty, salienta que os novos equipamentos, como o forno combinado, permitem uma comida adequada ao paciente e ao mesmo tempo saborosa.
“Cada patologia deve ter uma dieta específica”, conta Tatiana. Exemplo disso são os pacientes da hemodiálise, que não podem ingerir o potássio. Para estes, o feijão deve ser cozido por três vezes, o que faz com que o alimento perca o seu sabor original. É nessa hora que o uso de um tempero correto, sem sal, rico em especiarias, como loro, pode trazer o sabor de volta e consequentemente o apetite do paciente.
Dona Rita Maria é cozinheira do HNSG há trinta anos e conhece bem a evolução que a cozinha passou ao longo do tempo. Ela destaca positivamente o respaldo que recebe de sua equipe e o número de equipamentos que existem a disposição para preparar uma comida diversificada. “Antes a cozinha era muito quente. Hoje nosso trabalho ficou mais fácil”, diz Dona Rita.
Com foto e informações da Comunicação do HNSG