Sete Lagoas começa na próxima terça-feira, dia 14 de junho, a imunização contra a Poliomielite. A meta é que aproximadamente 19 mil crianças entre 0 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias sejam vacinadas.
Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses, sendo que aos 15 meses, eles recebem o primeiro reforço da dose.
As crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha. O alerta é valido para quem já foi vacinado anteriormente.
A primeira etapa da Campanha vai até o dia 24 de junho, sendo o dia 18 de Junho, o dia Nacional contra a Poliomielite. A segunda etapa da campanha será realizada no mês de agosto.
Os pais e responsáveis devem procurar os Centros de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF) que possuem sala de vacina estarão abertos de 8hs às 16hs para realizar a vacinação.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença levar à paralisia e até a morte. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, vasos sanitários ou mãos.
Em pessoas não vacinadas, também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
Mesmo com a notificação é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros 26 países.
da redação com informações da SECOM/Saúde de Sete Lagoas