Desde o início da epidemia em 1982 e até agora foram notificados em Minas 28.717 casos, deste número, 68% são homens e 22% mulheres. Em 2004, 586 cidades mineiras fizeram notificação, já em 2008, são 668. Quinze municípios concentram 64% dos casos e no Estado é observado o crescimento da AIDS na faixa etária de 50 a 59 anos a partir de 1997. Em 2006, foram notificados 156 casos da doença neste grupo, já em 2007 foram 192 e em 2008, até o momento, são 108 casos.
Para o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, algumas razões explicam o crescimento da incidência neste grupo, como o desenvolvimento de medicamentos para a disfunção erétil, a desmistificação da sexualidade e a falta do hábito do uso da camisinha entre pessoas na faixa etária maior de 50 anos.
De acordo com ele, embora 37,2% dos casos da doença no estado ainda estejam concentrados na faixa- etária de 30 a 39 anos, houve uma elevação preocupante nas pessoas com mais de 50 anos. “Em algumas regiões teve aumento de mais de 60%”, reforça.
O subsecretário também explicou que o Estado pretende aumentar o número de testes para o diagnóstico da doença e construir centros de referência para os portadores da doença.
Em comemoração à data, o SES promoverá ações promocionais em Belo Horizonte e em cidades do interior: como Juiz de Fora, Governador Valadares, Divinópolis, Ipatinga, Varginha, Uberaba, Uberlândia. Na capital haverá ações no Mercado Central no final de semana, das 10h às 16h, com distribuição de camisinhas e material educativo, além de fitinhas com símbolo da AIDS para serem colocadas nos frascos de bebida.
AGÊNCIA MINAS