O Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e com o município de Sete Lagoas irá implantar em agosto o grupo antitabagismo na cidade. De acordo com o informado pela secretaria de saúde, nos dois primeiros meses o encontro acontecerá semanalmente, já no terceiro mês o grupo irá se reunir quinzenalmente.
Ainda segundo informado, a Secretaria de Saúde irá coordenar e executar o Programa, voltado para prevenção de doenças ligadas ao uso do cigarro. Para isso serão adotadas medidas de comportamento e estilos de vida saudáveis que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.
Nesta primeira fase de implantação o trabalho será iniciado com os profissionais da saúde que estão interessados em abandonar o vício do cigarro. Posteriormente serão assistidos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Encaminhamos uma ficha para todas as unidades de saúde para descobrirmos quem era fumante e quem tinha interesse em parar de fumar. A partir daí, selecionamos 70 pessoas que demonstraram interesse em participar do Programa”, explicou Jéssica Freitas, Diretora da Atenção Secundária.
Os três grupos de atuação foram formados e divididos por região, são elas: Arara, Igreja Santa Luzia e Centro de Saúde Várzea. Para atuar com os dependentes foi realizado um processo de capacitação promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O trabalho será voltado para a realização de dinâmicas de grupos, palestras e brincadeiras.
As atividades terão a duração de seis meses e serão conduzidas pelos coordenadores dos grupos, com o auxílio de três médicos, são eles: Dr. Orlando Porto (ESF Cidade de Deus), Dra. Liane Maria Ferreira (ESF Santa Luzia) e Dra. Kilce Gonçalves Chaves Ramos (ESF Belo Vale I).
Os números do tabagismo no mundo são alarmantes, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano vítimas do uso do tabaco. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo MS por meio do INCA indica que 18,8% da população brasileira é fumante, sendo 22,7% da população masculina e 16% da feminina. Estima-se que 200 mil brasileiros morrem por ano devido ao tabagismo.
da redação com informações da SECOM/Saúde