Agentes contra a dengue continuam as mobilizações em Sete Lagoas por meio da distribuição de cartilhas, além de campanha de divulgação, com dicas de prevenção à doença e treinamento na cidade.
Graças as ações, foi registrado um índice de 90% menos casos de dengue em comparação com 2010. Neste período chuvoso e quente, a meta das equipes é tentar evitar a proliferação dos criadouros do mosquito na cidade.
Para isso, o Departamento da Controladoria da Dengue, realizou treinamento para os agentes de saúde do município. A capacitação aconteceu recentemente, na Casa da Cultura, pelo Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que atua em mais de 30 municípios da região. Os agentes tiveram a oportunidade de aprender ainda mais, como se cuidar no dia a dia para que o atendimento ao cidadão seja mais eficaz.
Para quem ainda tem dúvidas sobre o assunto, algumas dicas podem ajudar quanto a prevenção.
Evitar água parada em casa, prender cachorro ou outro animal de estimação para o agente fazer o trabalho, avisar ao agente sobre infiltração ou goteiras. Além disso, é necessário que não se jogue lixo ou entulho em lotes vagos, entregue pneus velhos, sendo que em caso de dúvidas, o morador deve entrar em contato com a Coordenadoria de Controle à Dengue pelo telefone 160 ou se dirigir à Rua Plácido de Castro 131 – Centro.
Da redação, com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas