A Secretaria da Saúde de Sete Lagoas convocou todas as demais secretarias da cidade para buscarem ações para fortalecer o combate à dengue. O objetivo da mobilização é o de reforçar ações preventivas e manter baixos os índices da doença em 2012 na cidade.
A reunião que marcou o encontro, teve a participação de representantes das Secretarias de Fazenda, Administração, Educação, Assistência Social, Trânsito, Planejamento, Obras, Cultura e Comunicação Social, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento, Guarda Municipal, Codesel, Secretaria de Governo, Gabinete, SAAE e Biblioteca Municipal.
Para evitar que sejam criados mais focos da doença em Sete Lagoas, serão desenvolvidos programas de conscientização da população, por meio de visitas de agentes e distribuição de cartilhas, além de campanha de divulgação com dicas de prevenção à doença e treinamento de agentes.
Dados da secretaria divulgados nesta semana, apontam que, em 2011, foi registrado o índice de 90% menos casos de dengue em comparação com 2010.
Para evitar que a marca caia, o Departamento da Controladoria da Dengue, realizou treinamentos para os agentes de saúde do município objetivando orientar os agentes para que eles saibam cuidar de si e dos outros.
Durante a reunião, foram apresentadas as “zonas quentes”, bairros e regiões que requerem maior atenção no combate à doença e contenção do mosquito, devido ao número de casos da doença apresentados nos últimos anos.
As “zonas quentes” estão localizadas no Jardim Arizona, Centro, Santa Luzia, Jardim Europa, Jardim Universitário, Santo Antônio, Jardim Cambuí, Nova Cidade, entre outros.
Confira as dicas para evitar o avanço da dengue em Sete Lagoas:
• Evitar água parada em casa, no trabalho e locais de convivência
• Prender cachorro ou outro animal de estimação para o agente fazer o trabalho
• Avisar ao agente sobre infiltração ou goteiras
• Não jogar lixo ou entulho em lotes vagos
• Entregar pneus velhos no Ecoponto
• Verificar com freqüência se a caixa D’agua está devidamente tampada
• Não acumular água em vasos de plantas
Para quem tem dúvidas, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Controle à Dengue pelo telefone 160 ou se dirigir à Rua Plácido de Castro 131 – Centro.
Da redação, com informações da SECOM/Saúde