Pais e responsáveis devem ficar atentos quanto as datas das vacinas para crianças, assim como os adultos também devem estar sempre atentos. Pricipalmente em janeiro, época em que as pessoas aproveitam para viajar de férias. Em alguns lugares é de fundamental importância se prevenir de doenças típicas por meio da vacinação.
O Coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde, Guilherme Menezes, destaca que as vacinas podem proteger contra várias doenças como, por exemplo, febre amarela, tétano, rubéola, sarampo, poliomielite e hepatite B. “Muitas vezes as pessoas se esquecem que é necessário adotar alguns cuidados com a saúde. É necessário lembrar sempre de colocar o cartão em dia, pois a vacina ainda é a forma mais eficaz de prevenir diversas doenças”, alerta.
Uma das vacinas mais procuradas é contra febre amarela. A dose contra essa doença, é válida para quem for para áreas de risco de proliferação do vetor, como por exemplo, Amazônia, Manaus e até mesmo Minas Gerais. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, e das 14 às 17h, em frente ao CAT/JK.
Vale lembrar que a primeira dose da vacina contra Febre Amarela é administrada aos 9 meses e a cada 10 anos deve ser feito um reforço.
Além da febre amarela, existem outras vacinas que podem ser aplicadas, como a Dupla adulto (contra difteria e tétano), Tríplice Viral (contra sarampo), caxumba, rubéola e contra Hepatite B (disponibilizada para todos os adolescentes com até 29 anos de idade).
Outra dica importante, é sempre levar o cartão de vacinação. Caso ocorra perda do mesmo, a unidade irá disponibilizar uma cópia com um prazo de até 30 dias.
Da redação, com informações da SECOM/Saúde