Quem estiver interessado em comparecer a mobilização deve ir ao local entre as 8h e 12h, quando será realizado um mutirão de limpeza na região. As ações acontecem com o auxílio da população, sendo que no local também haverá informações sobre a dengue e ações de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, Rádio Xô Dengue, e atividades envolvendo o Mascote da dengue, junto a pula pula, algodão doce, brincadeiras e brindes.
A Coordenadora do Controle da Dengue, Maria José Torres Lanza, também pede o apoio de toda a população nessa luta. “É imprescindível o auxílio de todos na luta contra a dengue. Os bairros JK e Alvorada, em especial, estão com muitas notificações. Pedimos a população que não coloque materiais inservíveis como garrafas pet, latas, plásticos, dentre outros, nas ruas, nem nos lotes vagos, porque estes materiais que podem virar criadouro do mosquito da dengue”, pede a coordenadora.
Para quem ainda não sabe, os sintomas da doença podem ser confundidos com a gripe, sendo eles dores musculares, febre, náusea, diarreia, dor de cabeça ou atrás dos olhos. Repouso, muito líquido e remédios prescritos pelo médico para aliviar a dor e a febre são os cuidados básicos e suficientes na abordagem dos casos da dengue clássica, a forma mais amena da doença e a mais prevalente. Caso tenha algum destes sintomas é importante procurar uma unidade de saúde para que o caso seja notificado e acompanhado.
Da redação, com informações da SECOM/Saúde