A partir de agora a Secretaria de Saúde passa a contar com os serviços de uma nova carrocinha para captura de cães vadios e com leishmaniose visceral em Sete Lagoas.
O veículo, que tem capacidade de transportar aproximadamente 20 animais por vez, separados em boxes, irá agilizar os trabalhos de coleta desses animais na cidade. De acordo com o informado, o novo veículo já está percorrendo os bairros da cidade desde a segunda-feira (05). Ele conta com quatro funcionários do CCZ, que se encontram nas ruas capturando animais errantes. Somente no ano de 2011, foram confirmados 588 casos de cachorros portadores de leishmaniose. No total, foram capturados no ano passado 921 animais de rua.
Vale reforçar a toda população que quem tem animal de estimação deve mantê-lo preso, evitando que eles fujam e passem a viver de forma incorreta nas ruas. Hoje, mais de 60% dos cães que estão nas ruas têm dono e moradia, mas ficam soltos, de acordo com a secretaria.
De acordo com o Secretário de Saúde e Gestor do SUS, Wanderley Rodrigues Moreira, o veículo vai melhorar as condições de assistência aos animais. “Com a nova carrocinha, o manuseio dos bichos coletados será facilitado assim como o trabalho dos profissionais envolvidos”, afirma.
Da redação, com informações da SECOM/Saúde