Sete Lagoas avança no desenvolvimento e prestação de serviços oncológicos, voltados para pacientes com câncer, que presta atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, o atendimento é feito na clínica Oncocentro. Para Wanderley Rodrigues Moreira, secretário de Saúde e Gestor do SUS/ SL, quando o paciente realiza o tratamento perto de casa, o retorno pode ser maior. ”Todo tipo de atendimento, quando é realizado mais próximo da residência do paciente, o retorno é maior. O estado emocional do paciente ajuda na hora do tratamento e evitar transtornos com deslocamentos é uma forma do psicológico não interferir de forma negativa no tratamento”, ressalta.
A diretora da Central de Marcação de Exames e Consultas, Larissa Rocha, destaca que a empresa foi contratada, num primeiro momento, para tratamento de quimioterapia, podendo posteriormente prestar o serviço de radioterapia.
Implantado na cidade em maio de 2011, o serviço de oncologia tem como foco incentivar os usuários a continuarem o tratamento em Sete Lagoas. Antes do ano passado, os usuários do SUS com indicação de tratamento oncológico realizavam o tratamento fora de Sete Lagoas, precisando se deslocar para Belo Horizonte e outras regiões. Com a prestação do serviço dentro do município, o fluxo é realizado via Central de Marcação de exames que agenda a primeira consulta, facilitando o acesso do paciente ao tratamento. O Oncocentro que realiza o atendimento aos pacientes fica na Rua Teofilo Otoni, 224.
Da redação, com informações da SECOM/Saúde