Os 168 agentes de endemias da secretaria municipal de Saúde participaram do lançamento da campanha contra dengue no período da seca. O objetivo é fazer com que os agentes se capacitem e sejam multiplicadores das informações no combate à dengue no período de estiagem. Participaram também das atividades supervisores de campo, coordenadores de área e educadoras em saúde. Além do prefeito Mário Márcio Maroca e do secretário de Saúde Wanderley Moreira.
A Coordenadora Municipal do Controle da Dengue, Maria José Torres Lanza, afirma que a intenção do encontro é passar informações aos agentes para que Sete Lagoas continue registrando uma redução dos casos de Dengue nessa época do ano. “Temos que buscar meios de orientação e conscientização da população para evitar que nossa cidade tenha uma epidemia. Os agentes de endemias são os principais multiplicadores dessas informações”.
Maria Torres Lanza destaca também a importante participação da sociedade no processo de luta contra a doença. “Algumas regiões da cidade ainda registram índices altos de casos. A proliferação do mosquito continua sendo dentro das casas. Os lotes vagos representam poucas notificações. Pratos de plantas, tambores e caixas d’água descobertos ainda são os maiores vilões para controlarmos a Dengue. Nossos agentes estão preparados para atender a toda a cidade, mas é necessária a participação da população” reafirmou a coordenadora.
Durante o lançamento da Campanha, o prefeito Maroca agradeceu aos agentes de endemias pela dedicação no trabalho e anunciou uma novidade. “A partir de Julho, todos os funcionários da Saúde do nível alfabetizado ao ensino médio vão receber Vale Alimentação”. Antecipando a novidade e como forma de motivação aos agentes o Secretário de Saúde Wanderley, fez a entrega de vale almoço com direito a acompanhante para os funcionários eleitos como destaque do mês. A eleição é baseada no desempenho, compromisso e organização dos funcionários.
Da Redação, com informações de Ascom Saúde