A cidade de Araxá recebeu o 2° Seminário “Minas discute a Saúde do Trabalhador”, no fim do último mês de maio, no Tauá Grande Hotel. Essa ação contou com a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio das Superintendências Regionais de Saúde de Uberaba e Uberlândia e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) de Araxá, Uberaba e Uberlândia. O objetivo do encontro foi fortalecer as ações desenvolvidas que contribuem para a saúde do trabalhador em todo o Estado.
Representando a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/ Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, estiveram a Coordenadora do CEREST, Glacy Ferreira Maciel e a Enfermeira do trabalho, Maria Tereza Melo Badaró. “Este programa Saúde do Trabalhador vem sendo desenvolvido e hoje se criou uma proporção muito grande. Esta proposta do seminário veio de encontro às nossas expectativas para discutir esse tema tão importante, que é a saúde do trabalhador”, comentou Glacy.
Estiveram presentes autoridades municipais, estaduais e federais, representando 16 CERESTs mineiros e trabalhadores do SUS. “Os representantes dos CERESTs tiveram a oportunidade de visitar a Cia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), onde puderam conhecer a área de produção, as minas e os projetos desenvolvidos com os trabalhadores e a comunidade, onde o resultado é o índice mínimo de acidentes de trabalho”, finaliza Glacy.
PARTICIPAÇÃO DO ESTADO
Representando o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge, Elice Eliane Nobre Ribeiro, diretora estadual de saúde ao trabalhador e coordenadora do CEREST estadual, contou como está sendo realizado esse tipo de ação relacionada ao tema exposto no seminário. “O Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Saúde, vem desenvolvendo e implementando, com muita clareza e objetividade, para que nos 853 municípios de Minas Gerais estejam executando ações de vigilância em trabalhador em todos os pontos de atenção, ou seja, na atenção primária, na urgência e emergência, dentre outras. Essa é a proposta da Secretaria Estadual de Saúde”, ressaltou.
PALESTRAS
Foram proferidas palestras sobre Trabalho e Saúde Mental nas organizações, visão da Vigilância em Saúde de MG e diversas discussões abordando o tema “Saúde do Trabalhador”.
CEREST DE SETE LAGOAS
Rua Paulo Frontim, 254, CentroTelefone: 3774-9923