A Unimed Sete Lagoas implantará o Acolhimento por Classificação de Risco no Pronto Atendimento, a partir do dia 16 de julho. A equipe de médicos e enfermeiros do Pronto Atendimento, identificará os pacientes que necessitam de atendimento imediato, de acordo com a gravidade do estado e grau de sofrimento. A partir dessa data, todo cliente passará pelo acolhimento.
O Acolhimento é realizado segundo o protocolo de classificação de risco, o que não pressupõe exclusão de atendimento, mas sim, estratificação, ou seja, é a definição da prioridade no atendimento médico em Pronto Atendimentos.
Na prática, a classificação de prioridades é identificada através de cores que correspondem a graus de sintomas ou sinais clínicos, sendo:
– Vermelho: atendimento imediato.
– Amarelo: atendimento o mais rápido possível, porém não existe risco imediato de morte.
– Verde: pacientes em condições agudas ou não, atendidos com prioridade sobre consultas simples.
– Azul: consultas de baixa complexidade, ou seja, atendimentos não urgentes.
Segundo Dr. Rogério Siqueira Maurício, diretor do Hospital Unimed, os benefícios trazidos pelo Acolhimento por Classificação de Risco vão desde a organização do fluxo do hospital, com definições de áreas de atendimento, até a diminuição do risco clínico dos pacientes. Além disso, possibilita conhecer o perfil de pessoas que buscam atendimento no pronto atendimento. “De certa forma, a médio e longo prazo, a classificação de risco educa os pacientes que passando a conhecer as cores e o que elas representam, saberão entender que o tempo de espera será de acordo com a gravidade de cada caso”, completa Dr. Rogério.
Da redação