Em Sete Lagoas, o cadastro de candidatos à doação de medula será das 8h às 12h, na sede do Núcleo Regional de Sete Lagoas, à avenida Dr. Renato Azeredo, nº 3170, bairro Dante Lanza. A campanha é realizada uma vez por mês e é aberta a toda comunidade. A previsão é que 20 pessoas sejam cadastradas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários para o cadastramento, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA. O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer – Inca, do Ministério da Saúde.
No momento da coleta da amostra de sangue a pessoa assina um Termo de Consentimento com orientações sobre o que é o transplante de medula óssea e fica ciente que: o candidato à doação de medula óssea deve encontrar-se em bom estado de saúde e o resultado dos exames de compatibilidade (HLA) não estará disponível ao doador. Quando surgir compatibilidade do candidato com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Fundação Hemominas (31) 3280-7440/7455
Núcleo Regional de Sete Lagoas – (31)3774-5074
Ituiutaba
Nesta cidade, a campanha noturna para doação de sangue será realizada das 18h às 20h, na sede do Núcleo Regional de Ituiutaba, à avenida 5A, s/nº (entre as ruas 38 e 40), bairro Progresso. A expectativa é que 50 bolsas de sangue sejam coletadas. Esta campanha é realizada uma vez por mês e é aberta a toda comunidade.
Para doar sangue é preciso ter e estar com boa saúde; ter idade entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 quilos; não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; não ter doença de chagas e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. A vacina contra a rubéola impede a doação de sangue por quatro semanas. O candidato à doação também deve apresentar um documento oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Fundação Hemominas – (31) 3280-7455/7440
Núcleo Regional de Ituiutaba – (34) 3261-3555