Preocupada com o crescimento no índice de casos de doenças cardíacas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sanofi, realizou na última terça-feira (31) no mini auditório da Unifemm os cursos: Enfermege – Síndrome Coronariana Aguda e Gestão de Risco dos pacientes. Voltado para os profissionais da Atenção Primária e Secundária, o objetivo do curso foi capacitar os enfermeiros que atuam no sistema para realizar os primeiros atendimentos aos pacientes que derem entrada nas unidades de saúde com quadros de urgência e emergência.
O curso foi ministrado pela enfermeira do Instituto do Coração (INCOR), Ludmila Brunório, que explicou a necessidade de cada profissional ficar atento aos atendimentos específicos aos cardíacos. “Sabemos que estamos tendo um aumento muito grande de doenças cardíacas, sendo assim, o aperfeiçoamento se torna essencial. Muitas vezes os pacientes procuram a unidade de saúde e, dependendo dos sintomas, o atendimento inadequado pode ser fatal. A saúde pública pode atender tão bem quanto à privada”, destaca.
Os representantes da Sanofi, Anderson Bohler e Sandro Peconick, acreditam que esse aperfeiçoamento é essencial. “A união entre a Sanofi e a Secretaria de Saúde pode trazer grandes benefícios. Vamos promover diversos cursos de capacitação e isso vai ajudar para o aperfeiçoamento dos profissionais da rede em Sete Lagoas”, comenta Anderson.
Durante a capacitação, estiveram presentes cerca de 70 enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) que puderam se aperfeiçoar e sanar várias dúvidas com relação aos primeiros atendimentos nas unidades básicas do município.
Da redação, com informações de Ascom Saúde