O tabagismo é a principal causa de várias doenças pulmonares, como bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, ficou estabelecido o dia 29 de agosto como “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. Iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco” que movimenta todos os países na luta contra o vício.
A Secretaria de Saúde e da Promoção em Saúde mantém o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT), um tratamento contra o tabagismo durante seis meses. O programa está em andamento em sete Estratégias de Saúde da Família da cidade: ESF Santa Rosa, ESF Eldorado, ESF Jardim Primavera, ESF Padre Teodoro, ESF Catarina, ESF Cidade de Deus e ESF Santa Luzia.
Composta por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, educares físicos, entre outros), o tratamento consiste em uma abordagem cognitiva comportamental, aconselhamento e farmacoterapia.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.
Da Redação com Ascom Saúde