Mais de 30 mil animais de estimação, entre cães e gatos, foram imunizados contra a raiva em Sete Lagoas. A vacinação segue na zona rural até o próximo dia, 8, de novembro. Na zona urbana a vacinação também não encerrou. Para as pessoas que não levaram os animais para vacinar no dia D da Campanha, último dia 22, a secretaria municipal de Saúde montou um posto volante no CAT/JK que vai vacinar até o dia 9 de novembro. O posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8hs às 16hs.
Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanessa Valadares Bahia, a campanha ocorreu dentro da normalidade. ”A campanha atingiu as expectativas da secretaria. No dia D foram imunizados 30.945 animais na zona urbana. A equipe do CCZ está percorrendo agora a zona rural para atingirmos nossa meta que é vacinar 40 mil cães e gatos. Para isso, montamos também um posto volante no CAT para imunizar os animas que não foram vacinados na campanha e também para o reforço dos animais que tomaram a vacina pela primeira vez dia 22 de setembro. Estes animais deverão receber reforço após 30 dias”, esclarece Vanessa.
A campanha é destinada a cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A aplicação da vacina é realizada com seringas e agulhas descartáveis. Obrigatória para cães e gatos conforme lei municipal, a vacinação é gratuita.
A raiva é uma zoonose causada por vírus, que é transmitida ao homem por animais mamíferos. É uma doença mortal para os animais e seres humanos. Para o homem, o principal transmissor da raiva é o cão, vindo a seguir o gato. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas, representando um sério problema de saúde pública. Em Minas Gerais, todos os anos, cerca de 30 a 40 mil pessoas são atacadas por animais.
Da redação com Ascom Saúde