O mês de outubro foi escolhido para representar a luta mundial contra o Câncer de Mama. O Outubro Rosa, pretende conscientizar e mobilizar a sociedade ao combate à doença. Para marcar a data, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde, por meio do Centro Viva Vida (CVV) está preparando um grande evento.
No dia 26 de outubro, sexta-feira, a partir das 16h, haverá uma concentração no CAT/JK, onde as 300 primeiras mulheres irão ganhar a camisa Rosa da campanha. Em seguida, os participantes seguirão em passeata em direção à Lagoa Mucuri (Lagoa da Feirinha). No local, a população irá abraçar a lagoa e participar do encerramento da campanha com shows de Sulamita e Igor e Samuel e seus teclados.
Para chamar a atenção da sociedade, o Museu Ferroviário, CAT/JK, Casarão e o Shopping Sete Lagoas receberão iluminação Rosa, cor que representa a luta contra o câncer de mama. Em Sete Lagoas, a primeira dama, Márcia Filizzola, é a madrinha da campanha. Para ela, é muito importante destacar esse assunto que assusta milhares de mulheres. “Também fui vítima dessa doença, por isso destaco a importância da realização dos exames regularmente. A mulher tem que se cuidar. Principalmente quem já teve a doença é necessário ter atenção redobrada quanto aos sinais diferentes em seu corpo”, destacou Márcia.
A iniciativa pretende despertar as mulheres sobre a importância da realização da mamografia periódica e do diagnóstico precoce. A Secretaria de Saúde disponibiliza, mensalmente, 800 exames de mamografia através do CVV para mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária de maior incidência da doença. A coordenadora do CVV, Júnia Andrade, ressaltou a importância do auto exame e da mamografia. “A mamografia e o exame clínico das mamas são os métodos mais seguros de diagnóstico precoce da doença, sendo os melhores meios para a detecção de tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos”, contou.
Júnia aproveitou a oportunidade para contar uma novidade. “O serviço de mamografia do CVV está sendo informatizado. A partir desse mês (outubro) vamos iniciar a mamografia com imagem digitalizada, ou seja, com uma imagem mais qualificada. Devemos isso também ao compromisso e dedicação da Dra. Maria Célia Faza, ginecologista, especialista em imagem e responsável técnica pelo serviço de mamografia do CVV. Ela é a responsável por deixar nosso serviço de altíssima qualidade”, enaltece Júnia.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.
Da Redação, com informações de Ascom Saúde