Após um mês inteiro de orientação e incentivo voltado à prevenção do câncer de mama para as mulheres, chegou à vez de engajar os homens na luta contra o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre os fatores de risco está a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, além do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.
Como o câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico e laboratorial.
Seguindo o exemplo do mês passado, o Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95. Conforme o Ministério da Saúde são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.
Com o slogan “Sou homem e faço exame de próstata”, a Prefeitura Municipal de Sete lagoas/Secretaria de Saúde prepara para o próximo dia 26 uma caminhada de conscientização para atrair a atenção dos homens para este problema. “É de grande importância a participação da população para este evento. Estamos imbuídos em fazer com que os homens comecem a frequentar as unidades de saúde. Temos atendimentos especializados no Centro Viva Vida – CVV e todas as unidades básicas de saúde do município estão preparadas para atender e orientar”, comenta o Secretário de Saúde/ Gestor do SUS, Wanderley Rodrigues.
Dentro da programação e conscientização, será realizada no dia 26 de novembro, no Parque Náutico da Boa Vista, uma caminhada em parceria com Esportes Livres/Assessoria Esportiva, Stúdio Personal Center/Grupo Movimentar, Planseg, como forma de aumentar a participação dos homens no que se refere a cuidar de sua saúde.
Da Redação, com informações de Ascom Saúde