Está marcada para a próxima segunda feira, 26, a caminhada em prol da prevenção do câncer de próstata em Sete Lagoas. A doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer, INCA, é a segunda mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
Idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares, como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença em homens acima de 45 anos.
O mote da campanha deste ano é “Sou homem e faço exame de próstata”. A secretaria de Saúde iniciou sua campanha em primeiro de novembro e dia 26 é considerado o Dia D, quando será realizada a caminhada de conscientização para atrair a atenção dos homens para este problema.
De acordo com o secretário de saúde e gestor do SUS, Wanderley Rodrigues, o homem não tem o hábito de frequentar uma unidade de saúde. E essas campanhas têm como objetivo incentivar e conscientizar a necessidade da prevenção. “Pelo histórico que temos existe a consciência de que o homem não procura por médico, só quando não há como escapar. Esperamos que estas campanhas possam ajudar na conscientização e que eles possam fazer os exames de prevenção e evitar maiores complicações”, destaca o secretário.
O câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Da redação com informações de Ascom Saúde