Criado há oito anos, o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp) tem como objetivo oferecer um reforço financeiro a um conjunto de hospitais públicos, que sejam considerados socialmente necessários ao Estado. Com isso, pretende-se melhorar a qualidade dos serviços e promover a regionalização da saúde e oferecer assistência hospitalar em locais onde a população não possui todo o aparato da capital mineira.
Uma das estratégias do programa é garantir incentivos financeiros extras, fortalecendo a rede hospitalar de Minas. Porém, para que os hospitais consigam esse incentivo é necessário que os resultados nas áreas materno-infantil e de urgência e emergência alcancem os patamares exigidos pelo Governo de Minas.
Implantado pela Superintendência de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Pro-Hosp fortalece a política estadual de regionalização da saúde, investindo nas 75 microrregiões e 13 macrorregiões sanitárias do Estado, aumentando a oferta e a qualidade dos serviços hospitalares e somando benefícios para toda a população.
Para 2013, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou um investimento de mais de R$ 485 milhões na política hospitalar e nas obras dos hospitais macrorregionais de Juiz de Fora, Divinópolis, Sete Lagoas e Uberaba e terá início a implantação de 06 novos hospitais em Além Paraíba, Nanuque, Novo Cruzeiro, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Belo Horizonte.
Da Redação, com informações do Governo de Minas