Os programas Saúde em Casa e o chamado Programa de Melhorias de Acesso e Qualidade (PMAQ) compõem a tentativa do Sistema Único de Saúde de se aproximar mais da população.
Sete Lagoas têm sido bem avaliada nesses quesitos, segundo informou a diretora da atenção primária Eliane Melo da Costa Badaró, que registrou a marca de 100% das metas cumpridas no último quadrimestre avaliado.
“Nos últimos quatro meses, Sete Lagoas alcançou 100% das metas. Os profissionais da ponta (se referindo aos enfermeiros) foram homenageados com um botão de rosa. Vamos continuar trabalhando para atingirmos as metas dos próximos quatro meses”, ressaltou a diretora.
Nesse intuito cerca de 47 enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Centro de Saúde passaram por uma capacitação organizada pela Prefeitura de Sete Lagoas e Secretaria de Saúde por meio da Atenção Primária.
Sete Lagoas aderiu ao programa Saúde em Casa em 2005 e ao Programa de Acesso e Qualidade (PMAQ) em 2011/2012. Durante esse período foram contratualizados 14 Estratégia de Saúde da Família, ESF’s.
Neste ano, mais 16 ESF’s foram contratualizadas, além de 03 Núcleos de Apoio a Saúde da Família e 11 gabinetes odontológicos.
O palco do evento foi o auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) e os temas abordados foram indicadores do Programa Saúde em Casa e Programa de Melhorias de Acesso e Qualidade (PMAQ). Em 2005 Sete Lagoas aderiu ao Saúde em Casa e em 2011/2012 ao PMAQ, quando contratualizou 14 ESF’s. Apenas esse ano, a Prefeitura contratualizou mais 16 ESF, mais 03 Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e mais 11 gabinetes odontológicos.
No final da capacitação a enfermeira Andrelle Afonso apresentou uma peça teatral abordando alguns temas, como: motivação, interesse e envolvimento pelo trabalho.
“Na peça, utilizamos recursos andragógicos, referentes ao ensino de adultos e destacamos a importância do trabalho executado pelos profissionais, visando e incentivando sempre a melhoria da qualidade da assistência prestada por eles”, destacou Andrelle.
Com informações ASCOM Saúde.