No segundo semestre deste ano, o município de Sete Lagoas vai receber um projeto pioneiro do Governo de Minas Gerais. Carretas que são consultórios móveis vão estacionar na cidade para a realização de um mutirão que fará até 3 mil cirurgias de catarata, doença que provoca a opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Sete Lagoas será a primeira cidade mineira a receber o projeto, que está sendo desenvolvido em Ribeirão Preto (SP).
O anúncio foi feito em reunião realizada esta semana na Cidade Administrativa entre o prefeito Marcio Reinaldo e o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. O secretário municipal de Saúde, Breno Simões, também esteve presente e destacou a iniciativa como de extrema importância para desafogar a fila de espera por procedimentos desta natureza. “Esse parece ser um projeto fantástico e ficamos surpresos com o anúncio feito pelo gestor”, afirmou Breno, que é ex-secretário adjunto de Estado de Saúde.
O encontro também serviu para que o prefeito de Sete Lagoas assinasse a renovação de convênio para dar continuidade às obras do Hospital Regional. “Está autorizado o repasse de R$ 9 milhões que será liberado em duas parcelas”, afirmou Antônio Jorge. Atualmente, as obras da unidade de saúde encontram-se paralisadas devido ao fim do contrato com a empreiteira e a erros encontrados pela secretaria municipal de Obras Públicas. A pasta está providenciando as correções necessárias para retomada das obras.
Como o prefeito Marcio Reinaldo é presidente do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, foram discutidos assuntos como uma rede de urgência e emergência para a Macrorregião Centro, que atende 104 municípios, além da abertura de um concurso público para profissionais da saúde que será realizado pelo Consórcio.
Com informações de Ascom Prefeitura Municipal