Sextou – e para alguns, o feriado ainda rende – e vem aquele desejo de tomar uma cervejinha. Já aconteceu de sentir um ‘estufamento’ logo após tomar umas duas ou três latas? Isso é mais comum do que imagina.
A sensação de estar estufado vem com a vasodilatação dos vasos sangüíneos. Quando as artérias relaxam, elas aumentam de calibre e permitem que uma quantidade maior de sangue extravase para os pés. Como há mais sangue que o normal, o corpo tem dificuldade em drená-lo de volta para o coração, o que provoca inchaço. Esse processo é agravado quando a pessoa permanece sentada por muito tempo.
Composição da cerveja aumenta sensação
Como a cerveja tem um teor alcoólico menor que outras bebidas, e é uma bebida gaseificada, a chance de estar “empanturrado” é maior. Os gases que compõe o líquido liberam dióxido de carbono, que dilata o estômago e nos causa a sensação que estamos cheios.
E os tira-gostos? Esses também contribuem com o “inchaço”. Boa parte deles contém sódio em demasia, o que faz reter líquidos e deixar mais estufado – a cerveja também tem sódio em sua composição, o que aumenta ainda mais a sensação.
E como reduzir isso? A água ajuda – antes, durante e após a bebedeira.
Da redação com UOL