Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, a Fundação Hemominas em Sete Lagoas se une à campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar 20 anos de generosidade e agradecer aos doadores voluntários que, com seu sangue, salvam vidas.
Com o lema “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado, doadores de sangue!”, a campanha deste ano tem como objetivo principal estimular novas gerações a se engajarem na causa da doação de sangue, criando uma rede sustentável de doadores para garantir o atendimento às necessidades crescentes da população.
Em Minas, apenas 1,8% da população doa sangue regularmente, enquanto a OMS recomenda que esse índice seja de pelo menos 3%. Em Sete Lagoas, a situação não é diferente, e a Hemominas enfrenta um cenário de queda no comparecimento de doadores, impactando diretamente os estoques de sangue.
Atualmente, os tipos sanguíneos negativos registram uma queda média de quase 50%, enquanto os tipos positivos estão cerca de 30% abaixo do ideal. Essa escassez pode ter consequências graves, como o adiamento de cirurgias e tratamentos, além de colocar em risco a vida de pacientes em situações de emergência.
Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Agende sua doação na Hemominas de Sete Lagoas:
- Local: Rua Dr. Renato Azeredo, 3170 – Bairro: Dante Lanza
- Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 12h30
- Agendamento:
Os critérios para doar sangue estão disponíveis neste link.
Djhéssica Monteiro com informações da Agência Minas