Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sete Lagoas, CEREST/SL, órgão vinculado a Prefeitura participaram, em Belo Horizonte, do Curso Presencial de Atualização “Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde, CEGEST”. O curso é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, DEGERST, do Ministério da Saúde.
A Assistente Social Carla Luisa e a Fisioterapeuta Luciene Pontello foram as representantes do CEREST de Sete Lagoas no encontro. O objetivo da capacitação é qualificar profissionais vinculados à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formulação e execução de políticas de proteção ao trabalho, bem como os trabalhadores do setor saúde. O curso será finalizado em outubro em Brasília, onde as servidoras irão apresentar um projeto de intervenção para o Ministério da Saúde.
Para o curso, foram oferecidas 400 vagas voltadas para gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde. Além desses, também participaram membros (trabalhadores e gestores) das mesas de negociação permanente do SUS, profissionais de saúde do trabalhador atuantes nos estabelecimentos de saúde do SUS (Cerest, CCIH, SESMT, Comissões de Saúde, CIPA, etc.) e profissionais do Ministério da Saúde.
Com informações de Ascom Saúde