Os pais e responsáveis tem até esta sexta-feira, 21, para vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos contr a Poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada em Sete Lagoas no dia 8 de junho. Um balanço parcial divulgadado na tarde de segunda-feira (17), por meio da Vigilância Epidemiológica aponta que 6.276 crianças já foram vacinadas, uma cobertura total de 50,12%. Esta é a 34º Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Dessa forma, o objetivo da Campanha é manter o Brasil nessa condição.
Segundo o Coordenador de Imunização, Guilherme Menezes, a meta é imunizar 95% do público-alvo – índice orientado pelo Ministério da Saúde. A previsão é que cerca de 12.000 crianças sejam imunizadas em Sete Lagoas. A campanha segue até esta sexta, dia 21 de junho. Além dos postos de saúde do município com sala de vacina, os pequenos podem receber as duas gotinhas uma vez por semana (9 às 15h) nos postos sem sala de vacina. Fique atento a programação abaixo:
Segunda-feira: ESF Móvel, ESF São Francisco, ESF Santa Cruz, ESF Santa Luzia e ESF JK;
Terça-feira: ESF Bernardo Valadares, ESF Nova Cidade, ESF Aeroporto, ESF Kwait e ESF Orozimbo Macedo;
Quarta-feira: ESF Monte Carlo, ESF Bela Vista, e ESF São João;
Quinta-feira: ESF Itapoã II, ESF União e ESF Progresso;
Sexta-feira: ESF São Geraldo, ESF Padre Teodoro e ESF Santa Rosa.
De acordo com os dados divulgados pela secretaria de Saúde, 802 crianças com idade entre seis meses e um ano já foram imunizadas, o que representa 58,33%. Na faixa etária de um ano, o percentual equivale a 45,71%, com 1257 vacinações. Também foram vacinadas 1372 crianças com dois anos de idade, 1396 com três anos e 1449 crianças que já completaram quatro anos.
Guilherme destaca que os números estão dentro dos objetivos traçados, mas ressaltou a importância dos pais ou responsáveis de levarem as crianças aos postos para tomar a dose da vacina. “Ainda dá tempo de tomar a gotinha para proteger as crianças da paralisia infantil e ajudar o país a ficar livre desse mal. Em alguns países africanos a poliomielite ainda não foi erradicada. Estamos recebendo habitantes desses países e eles podem trazer o vírus de novo pra cá. Por isso, é importante que todas as crianças sejam imunizadas, pois a vacina apresenta uma proteção coletiva (em todos os contados domiciliares da criança) e é a forma mais eficaz de prevenir a doença”, afirma o coordenador.
Com informações de Ascom Saúde.