A Prefeitura de Sete Lagoas confirma o primeiro óbito por Influenza na cidade. Trata-se de um homem de 48 anos falecido no último dia 14. A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu na tarde da segunda-feira, 17, a confirmação do óbito por gripe pela Fundação Ezequiel Dias, FUNED. Além da confirmação da primeira morte, foram registrados mais três casos suspeitos da doença. Os pacientes ainda estão internados.
A Secretaria Municipal de Saúde reuniu na tarde dessa terça-feira, 18, servidores da rede municipal, estadual e particular de ensino para discutir o assunto. A Casa da Cultura foi o palco do evento que contou com a participação de mais de 100 educadores. Após serem informados sobre a situação da Influenza no município, Dr. Homero Campos Reis, referência técnica em infectologia, proferiu palestra sobre cuidados e prevenções com a doença. As escolas participantes receberam também materiais educativos para divulgação com os alunos.
VACINAÇÃO
Segundo o coordenador de Imunização, Guilherme Menezes, Sete Lagoas atingiu a meta de vacinação, imunizando 87,99% do público alvo da campanha, que são idosos (a partir de 60 anos), gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, puérperas, doentes crônicos e trabalhadores de saúde. “Vale lembrar que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde para esses grupos prioritários” destaca.
DADOS VACINAÇÃO
De um total de 2.063 gestantes, 1.704 foram vacinadas, o que representa 82,60%. O grupo das crianças alcançou índice de 95,98%, que representa 3.959 doses aplicadas de um total estimado de 4.125 crianças. De 339 mulheres que deram à luz recentemente (puérperas), 330 foram vacinadas, 97,35%. De 22.213 idosos, 19.311 receberam as doses, 86,94% e de 3.194 trabalhadores da saúde, 2796 receberam as doses.
PREVENÇÃO
Além da vacinação, algumas medidas podem ser tomadas para a prevenção da gripe como: lavar as mãos várias vezes ao dia, não tossir ou espirrar sem utilizar a proteção de lenços descartáveis e evitar permanecer em locais fechados com aglomeração de pessoas.
SINTOMAS
Os principais sintomas são febre de início súbito e, em geral alta, dor de garganta, tosse, coriza e, especialmente falta de ar.
Com informações de Ascom Saúde