A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, terminou no dia 21 em todo o país, mas em Sete Lagoas a Prefeitura/Secretaria de Saúde decidiu prorrogá-la até a próxima sexta-feira (28). O objetivo é atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde que é imunizar no mínimo 95% do público-alvo. Em Sete Lagoas, 75,70% das crianças foram imunizadas e, em Minas Gerais, 84,93%. A previsão é que cerca de 12.523 crianças sejam imunizadas na cidade. A vacina contra a pólio é em gotas, gratuita e está disponível nas unidades de saúde do município.
O Coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde, Guilherme Menezes, destaca que os pais ainda podem procurar qualquer um dos postos de vacinação para proteger seus filhos. “Conseguimos atingir quase 75% de nossas crianças, mas precisamos de mais. Essa é mais uma chance das crianças tomarem as duas gotinhas. Vamos prorrogar a campanha até a próxima sexta para atingirmos o mínimo de 95% estipulados desde o início. A paralisia infantil é uma doença séria que pode deixar sequelas para o resto da vida. Vale lembrar que não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a forma mais eficaz de prevenção”, frisa.
Guilherme ressaltou a influência que a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude pode trazer para o país. “Em alguns países africanos a poliomielite ainda não foi erradicada. Estamos recebendo habitantes desses países e eles podem trazer o vírus de novo pra cá. Por isso, é importante que todas as crianças sejam imunizadas, pois a vacina apresenta uma proteção coletiva (em todos os contatos domiciliares da criança)”, afirma o coordenador. A vacina continua disponível diariamente somente nas unidades de saúde com sala de vacina.
Ascom Saúde