A Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde analisa a possibilidade de mais um investimento na área. Na última semana aconteceu na Casa da Cultura o “I Fórum do Centro de Material e Esterilização da SMS/SL: Desafios dos Profissionais da Saúde na Centralização do CME para Atenção Primária e Secundária”. No encontro, foi discutido e analisado a prevenção e redução de ocorrências que podem comprometer a qualidade dos serviços públicos de saúde, trabalhando de forma centralizada e visando a otimização de custos.
De acordo com o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Simões, o Centro deve ser um apoio técnico ao serviço de saúde pública, para fornecer artigos médicos hospitalares com qualidade e segurança, realizando a limpeza e esterilização dos materiais. “Nossa ideia é que os instrumentos utilizados em pequenos procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde, nos Pronto Atendimentos e unidades de Atenção Secundária sejam levados para o Centro e distribuídos novamente para essas unidades”, explica Breno destacando que a ideia é que o Centro funcione dentro do Hospital Municipal até que o Hospital Regional seja concluído.
O CME é a unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de saúde do município. É nessa área que está centralizada grande quantidade de artigos sujos com sangue, secreção e excreção. A unidade tem a missão de fornecer materiais desinfetados e esterilizados, contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar.
A finalidade do governo municipal é concretizar em Sete Lagoas um projeto ideal de um CME de acordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde e da RDC n°15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde.
Com informações de Ascom Saúde