Ampliar as ações e serviços de saúde especificamente destinados às peculiaridades da população LGBT, qualificando a integralidade e a assistência à saúde desse público. Essas são garantias do Plano Nacional de Saúde e do Sistema Único de Saúde, o SUS. Assim, foi inaugurado, na tarde da última sexta-feira, 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Ambulatório LGBT+ de Sete Lagoas. Anexo ao ESF Santa Helena, o espaço conta com enfermeiro, psicólogo, assistente social e ginecologista, em um atendimento mais humanizado para um público que precisa de uma atenção voltada às suas necessidades.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, lembrou dos princípios do SUS: equidade, universalidade e integralidade. “É dar a oportunidade para todas as pessoas serem cuidadas de maneira adequada, de forma integral e humanizada. É o que a Prefeitura tem se esforçado. E hoje é mais uma entrega fruto desse diálogo, aproximação, entendimento e escuta. Toda a comunidade sem dúvida ganha um espaço adequado para receber, entender, ouvir, cuidar e transformar vidas”, afirmou.
A comunidade agradece. “Eu mesma já fui procurar o serviço no município e, uma vez que não tinha, eu tive que arcar com o serviço em outro lugar. Tive que buscar ajuda. E hoje fico muito feliz. As pessoas que vão procurar o serviço hoje tem a oportunidade de tratar na cidade, de desenvolver um tratamento extenso se preciso for, e principalmente singular, individual de cada um”, declarou a servidora e auxiliar administrativa Daphyne da Rocha. Representando a Comunidade LGBT de Sete Lagoas, Thyago Mariano também falou da alegria pela conquista. “É uma satisfação imensa. Uma vitória para toda a comunidade. Creio que o movimento em si no geral esteja muito feliz. Que esse ambulatório seja muito bem aproveitado”, desejou.
Os vereadores Rodrigo Braga e Caio Valace lembraram da luta da comunidade por esse serviço, uma demanda de anos atendida pela atual gestão. “Levando em consideração a sociedade em que vivemos, isso não é só um trabalho técnico, mas também um trabalho de militância. Por isso gostaria de agradecer na pessoa da servidora pública Ana Cecília a todos os militantes que estão aqui presentes”, disse o vereador Rodrigo Braga, ao passar a palavra a seu chefe de gabinete, Fabiano Santanna, que lembrou da luta da comunidade.
O prefeito Duílio de Castro, por sua vez, lembrou das recentes conquistas do município na área da saúde, entre elas, demandas específicas de setores da sociedade. “Desde a implantação da Secretaria da Mulher, poucas cidades no Brasil têm uma Secretaria especificamente para cuidar da vida da mulher. Temos hoje o Vacimóvel, que é um outro serviço da Saúde inaugurado esta semana. A unidade vai para os bairros vacinar nossas crianças, jovens, adultos e idosos. Entregamos o Centro de Referência de Tratamento do Autismo semana passada, também poucas cidades no Brasil têm. Como hoje, esse ambulatório que estamos inaugurando, poucas cidades têm um local específico para isso”, enumerou o prefeito. Após as falas, a tão sonhada inauguração. Um local que não apenas trata e cura, mas que também acolhe.
Da Redação com ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas