Com objetivo de promover, prevenir e controlar a Saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Primavera realizou um grupo operativo de saúde com hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento na unidade.
O evento, que aconteceu na quinta-feira, 27, reuniu mais de 50 usuários e contou com a participação e colaboração das estagiárias de medicina e enfermagem da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA).
O Médico da Família e Comunidade da unidade, Dr. Aluísio Cabral, conta que durante o evento foi apresentado uma dramatização com uma paciente diabética, roda de dúvidas com profissionais e pacientes, orientações, distribuição de panfletos educativos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
“A educação em Saúde é primordial. Nós, profissionais, devemos viabilizar e favorecer a adesão ao tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma, por exemplo. O objetivo deste grupo é promover saúde através do processo educativo para a população, utilizando como ferramenta os Grupos Operativos que já existem no sistema”, ressalta o médico.
Dr. Aluísio acrescenta que é possível perceber a importância de grupos operativos dentro de uma Unidade de Saúde. “A partir deles, os indivíduos saem do espaço individual e vão para o coletivo, aderindo melhor ao tratamento”, finaliza.
Além dos grupos com hipertensos e diabetes, na unidade existem também os grupos com idosos, de caminhada, gestantes, dentre outros. Para participar, o usuário deve procurar sua unidade de saúde de referência e se informar.
Com informações ASCOM Saúde.