Dando sequência à série de reformas, ampliações e inaugurações de novas unidades de saúde, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – continua aumentando de maneira estratégica a cobertura da Atenção Primária. Na ultima sexta-feira (5), foi a vez dos moradores do bairro Santo Antônio ganharem uma nova unidade de saúde totalmente reformada e ampliada. O Centro de Saúde Santo Antônio ocupa um imóvel muito bem localizado com excelente estrutura e equipe completa.
A solenidade de entrega das obras foi marcada por forte emoção e contou com as presenças de servidores da unidade, do prefeito Duílio de Castro (PSB), do vice-prefeito Dr. Euro de Andrade (Rede), de servidores da saúde e dos vereadores Caio Valace (PDT), Marly de Luquinha (PP) e Rodrigo Braga (MDB). Ela, autora de um requerimento que pedia uma farmácia na unidade. Ele, Rodrigo Braga, autor do requerimento solicitando a reforma do espaço.
“Sou morador do bairro e esta unidade tem uma importante história na minha vida. Sempre me consultei e me vacinei aqui. É uma satisfação muito grande hoje retornar a este local como vereador, podendo contribuir para a sua revitalização. Agradeço a todos os servidores da Saúde, aos funcionários da empresa que realizaram a obra e ao prefeito Duílio de Castro“, disse Rodrigo Braga.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, lembrou que, quando a atual gestão assumiu, várias unidades de saúde estavam abandonadas e sem equipes completas. “Iniciamos um planejamento abrangente, contemplando reformas, ampliações e aberturas de novas unidades. Mais que obras, olhamos também o lado humano. Quem chega a uma unidade de saúde tem um sofrimento que precisa ser curado. E vocês, servidores, fazem esse primeiro acolhimento, para além da questão da saúde”, lembrou o secretário.
O Centro de Saúde Santo Antônio fica na Rua Doutor João Batista, 1.327, no bairro homônimo e sua nova estrutura já está à disposição dos usuários de 7h às 17h. “Oferecemos os primeiros cuidados e também encaminhamentos para outros serviços da saúde. Temos duas médicas clínicas e ainda os agentes que realizam a busca ativa nas residências”, destacou Susi Darley, enfermeira coordenadora da unidade.
A unidade conta com ações de promoção e recuperação da saúde, acompanhamento de doenças crônicas, infectocontagiosas, consultas médicas, ações de prevenção de doenças, grupos de educação em saúde, acompanhamento domiciliar por intermédio dos agentes de saúde, além da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contendo educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista e até fonoaudiólogo, de acordo com a demanda.