O Coordenador do SAMU, Sylvio Silvestre, atenta para a necessidade de conscientizar a população para garantir o funcionamento eficaz do Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência, SAMU. O coordenador também ressalta que para que o SAMU possa funcionar de forma adequada é importante que a população saiba utilizar o serviço, não acionando a unidade em casos que não sejam graves.
“É importante orientar as pessoas, em especial as crianças, para que não realizem trotes com o serviço. Das ocorrências registradas até o momento na cidade, 20% são trotes. Graças ao SAMU estamos conseguindo reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce“ salienta Sylvio.
A prática de passar trotes para serviços públicos é crime previsto em lei. O artigo 266, do Código Penal Brasileiro, prevê detenção de um a três anos e multa àquele que perturbar o serviço telefônico. O serviço do SAMU funciona 24h, é gratuito e pode ser acionado por meio do 192.
O serviço, presente há oito anos em Sete Lagoas, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em caso de emergência. Desde a sua inauguração o SAMU já realizou mais de cento e vinte mil ocorrências em toda região.
Sete Lagoas é referência para 35 municípios que fazem parte da microrregião de Sete Lagoas e Curvelo, atendendo uma população de mais de 650 mil habitantes. O SAMU passará a ser gerenciado pelo Consórcio Aliança Para a Saúde, o qual é presidido pelo Prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo Dias Moreira.
Com informações ASCOM Saúde.