Em iniciativa que marca os 20 anos do Programa Farmácia Popular, o Ministério da Saúde ampliou nesta quarta-feira (10) a lista de medicamentos gratuitos. A partir de hoje, 10 novos itens para o tratamento de doenças crônicas como Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite estarão disponíveis sem custos para a população.
A medida, que beneficia diretamente cerca de 3 milhões de pessoas, representa uma economia de até R$ 400 por ano para os pacientes. Com a inclusão dos novos itens, o programa passa a oferecer 39 dos 41 medicamentos da lista de forma totalmente gratuita, equivalendo a 95% do total.
Confira a lista completa dos novos medicamentos gratuitos:
- Colesterol alto:
- Sinvastatina 10mg
- Sinvastatina 20mg
- Sinvastatina 40mg
- Doença de Parkinson:
- Carbidopa 25mg + Levodopa 250mg
- Cloridrato de Benserazida 25mg + Levodopa 100mg
- Glaucoma:
- Maleato de Timolol 2,5mg
- Maleato de Timolol 5mg
- Rinite:
- Budesonida 32mcg
- Budesonida 50mcg
- Dipropionato de Beclometasona 50mcg/dose
Como ter acesso à medicação gratuita?
Para ter acesso aos medicamentos gratuitos da Farmácia Popular, o paciente deve se dirigir a uma das farmácias e drogarias credenciadas no programa, que podem ser identificadas pelo selo “Aqui Tem Farmácia Popular”.
- É necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade com foto e número do CPF;
- Receita médica válida, emitida por médico do SUS ou particular.
Para a retirada de fraldas geriátricas, o paciente deve ter 60 anos ou mais ou ser portador de deficiência, além de apresentar prescrição médica, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas.