A secretaria de Saúde reuniu diretores das escolas municipais e estaduais para a apresentação do novo tema na grade escolar. O encontro aconteceu na última semana na Superintendência Regional de Ensino. O objetivo do Programa Saúde na Escola é levar ações de promoção à saúde, como confecção do cartão SUS, avaliação antropométrica, verificação da situação vacinal, avaliação da saúde bucal, avaliação oftalmológica para dentro das escolas.
Para a coordenadora do projeto em Sete Lagoas, enfermeira Bianca Santana Dutra, é muito importante à interação entre as Secretarias de Saúde e Educação. “Temos que nos unir em prol de uma Saúde melhor para os alunos sete-lagoanos. A prevenção de futuros agravos pode e deve ser tratada no contexto escolar como, por exemplo, abordar na sala de aula assuntos importantes como drogas, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros”, relata.
A primeira ação do Programa foi à abordagem sobre a Influenza. Na oportunidade, a gerente de Epidemiologia, Márcia Cristina Vasconcellos Benício Costa, apresentou para os diretores as orientações de prevenção à Influenza. “Estamos repassando para as escolas as medidas de prevenção a Influenza, orientando os professores para a volta as aulas” explica a gerente.
O QUE É O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
O PSE do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. É um esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.
Com informações de Ascom Saúde