As doenças no sistema circulatório podem acometer veias, artérias e o sistema linfático. Uma das mais comuns é a trombose, e você sabia que pacientes com covid-19 podem estar mais susceptíveis a essa doença? Para entender mais sobre os temas conversamos com o Dr. João Cláudio, angiologista na Clínica Juvenal Paiva em Sete Lagoas, local de referência na região para o tratamento de condições circulatórias.
Dr. João Cláudio possui formação em Medicina pela Faculdade UNIVAÇO de Ipatinga, além de formação em Cirurgia Geral, Angiologia e Cirurgia Vascular pelo Hospital Belo Horizonte. Ele compõe o quadro de médicos da Clínica Juvenal Paiva há um ano.
Ele começa explicando que é importante se atentar aos sintomas que podem indicar doenças circulatórias, como dor e inchaço nas pernas. “Alguns fatores de risco são as varizes, sedentarismo, tabagismo, obesidade, idade avançada, predisposição genética, imobilidade prolongada, anticoncepcionais hormonais, dentre outros”, complementa o especialista.
A trombose decorre da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. A doença gera um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso, o que Dr. João Cláudio considera como mais comum a trombose venosa.
Um dos exames que podem ser feitos para diagnosticar possíveis casos de trombose é o Doppler – ele também é feito na Clínica Juvenal Paiva. “O exame Doppler serve para visualizar os vasos sanguíneos e analisar como está o fluxo. Serve também para diagnosticar ou descartar o diagnóstico de trombose”, explica o especialista.
“O tratamento da trombose venosa na maioria dos casos envolve uso de anticoagulantes, deambulação [caminhadas] e uso de meias compressivas. Alguns casos mais graves pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico”, completa Dr. João Cláudio.
Uma realidade que se impôs aos especialistas na área de angiologia veio junto com a pandemia de covid-19. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, “a trombose acomete cerca de um terço dos pacientes com covid-19 internados em UTI. A covid-19 aumenta o risco de ter trombose porque promove anormalidades na coagulação. E isso facilita a formação de coágulos por meio de um mecanismo ainda não totalmente conhecido”.
Dr. João Cláudio já atendeu pacientes diagnosticados com covid-19 e que acabaram desenvolvendo caso de trombose. Ele relata que “com o fim da pandemia ainda existem casos de infecção por covid-19. Estes pacientes com a infecção correm risco elevado de desenvolverem trombose”.
A Clínica Juvenal Paiva se destaca em Sete Lagoas e região não somente por oferecer consultas e exames para diagnosticar problemas circulatórios e linfáticos, mas pela reputação dos profissionais que ali atuam e pelo tratamento humanizado e carinhoso que aplicam. Por lá, cerca de duzentos pacientes mensais buscam tratamento para suas enfermidades desses tipos.
Além disso, o programa de benefícios Cuidar Juvenal Paiva permite acesso a consultas e exames com qualidade de atendimento particular a preços acessíveis. Diante do cenário em que cerca de 35% da população de Sete Lagoas possui algum plano médico, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o projeto surge como uma alternativa para aqueles que desejam mais cuidado no atendimento, aliada a experiência da clínica.
Para se consultar com o Dr. João Cláudio e também agendar consultas e exames nas demais especialidades, procure a Clínica Juvenal Paiva. O centro de saúde fica na Rua Teófilo Otoni, nº 420, Centro de Sete Lagoas. Agende sua consulta e exames pessoalmente e também através do WhatsApp (31) 9 7165-0584 e telefone (31) 2106-5520.
A Clínica Juvenal Paiva funciona de segunda a quinta das 7h às 20h, às sextas das 7h às 18h e aos sábados de 7h ao meio-dia. Para conhecer mais sobre a clínica, acesse: www.juvenalpaiva.com.br.