A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou um caso importado de sarampo em um jovem de 17 anos, residente em Belo Horizonte. O paciente retornou ao Brasil no dia 31 de julho após uma viagem à Inglaterra e apresentou os primeiros sintomas, como tosse, dor de cabeça e dores no corpo, um dia antes de voltar. No dia 4 de agosto, ele começou a desenvolver erupções cutâneas, caracterizando o sarampo.
A confirmação do caso foi feita em 14 de agosto pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG) por meio de um teste PCR. Desde então, todas as medidas de monitoramento e controle foram adotadas, incluindo o rastreamento de contatos e a vacinação de bloqueio.
As autoridades de saúde de Belo Horizonte estão monitorando todos os passageiros que estavam no mesmo voo do jovem e emitiram um alerta para todas as unidades do SUS na capital. Embora o caso seja importado, ele ressalta a importância da vacinação e do monitoramento constante, já que Minas Gerais não registra casos autóctones de sarampo desde 2020.
A vacinação contra o sarampo continua sendo a principal medida de prevenção e controle da doença. Em caso de suspeita, é essencial que o paciente evite locais com grandes aglomerações para reduzir o risco de propagação do vírus.
Da Redação com Hoje em Dia