Uma mobilização da secretaria municipal de Saúde possibilitou a realização de aproximadamente 200 exames de espirometria. O mutirão aconteceu entre os dias 19 e 27 de julho para atender um demanda reprimida do município. O laboratório Boehringer, ao lado da secretaria, foi o responsável pelos diagnósticos que aconteceram na Policlínica.
A atendente de portaria, Geralda Luciene, foi uma das beneficiadas com a ação e agradeceu o fim da espera que vinha desde janeiro. “Sofro com problemas respiratórios e dependo do resultado desse exame para o médico me diagnosticar. Agora vai ser mais fácil e mais rápido”, elogia.
A consultora de acesso do Laboratório Boehringer, Sabrina Gomes, explicou porque Sete Lagoas foi a cidade escolhida pela empresa para a realização do mutirão. “Primeiro buscamos uma cidade polo, organizada em termos de logística e infraestrutura, e Sete Lagoas atendeu esse quesito. Os pacientes já saíram do exame com a consulta/retorno agendado. Foi a primeira cidade por onde já passamos que isso aconteceu. Capacitamos também a fisioterapeuta do município para que ela dê continuidade a realização desses exames na cidade”, relata.
Para a coordenadora da Policlínica, Kátia Meireles, a partir de agora, a unidade de saúde irá atuar em um novo formato de assistência no ambulatório de pneumologia. “A equipe multiprofissional é composta pelo médico pneumologista, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo. Após as consultas com o pneumologista, um membro da equipe fará a abordagem com esse paciente, orientando-o quanto ao uso correto das medicações prescritas, principalmente em relação ao uso de dispositivos de ar. Além disso, o paciente já sai da unidade com o retorno agendado. Também será um momento de solucionar dúvidas”, explica.
A inclusão e realização dos exames de espirometria na rotina do serviço do Ambulatório possibilita um diagnóstico mais rápido na questão de doenças respiratórias. Com isso a assistência será cada vez mais eficaz.
Com informações de Ascom Saúde