Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde no fim de 2023 apontou que 37% dos brasileiros com mais de 50 anos sofrem com dores crônicas. A nível mundial, existem estimativas que colocam 30% da população do planeta com estes sintomas, seja em qualquer idade. A multiplicidade de fatores que os desencadeiam nos levou a conversar com o Dr. Thiago Oliveira, médico da Clínica Juvenal Paiva em Sete Lagoas especializado em Clínica da Dor, para entender suas causas e o que pode ser oferecido a pessoas com este diagnóstico.
Dr. Thiago Henrique de Oliveira é mestre em Ciências da Saúde pela UFMG, membro da Sociedade Brasielira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), pós-graduado em Clínica da Dor pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais (IPEMED) e também ortopedista pelo Ipsemg.
Para uma dor ser considerada crônica, Dr. Thiago explica que existe uma contagem do tempo.
“A dor crônica é aquela que dura um período superior a 3 meses. Normalmente, é uma dor que vai além do período de cura esperado e não tem uma função de proteção no corpo.”
O especialista também explica que, por outro lado, a dor aguda é aquela com período menor que 3 meses e que desaparece após a cura da lesão. Esta sim é uma resposta de proteção ao organismo, por exemplo quando pisamos em um espinho.
Os tipos de dores crônicas podem ser classificadas em:
- Dor crônica primária: dor em uma ou mais regiões que persiste por mais 3 meses. É associada a estresse emocional, um comprometimento funcional que não pode ser explicada por outra condição crônica
- Dor crônica oncológica: relacionada a patologia oncológica. Exemplo: câncer ósseo.
- Dor crônica pós-cirúrgica ou pós-traumática: aquela que permanece após procedimentos cirúrgicos e eventos traumáticos.
- Dor crônica neuropática: causada por lesão ou disfunção envolvendo nervos, medula e cérebro.
- Dor crônica visceral: originam-se nos órgãos internos como cabeça, região cervical, torácica, abdominal e cavidade pélvica.
- Dor crônica musculoesquelética: decorrente de inflamações persistentes, infecções, doenças autoimunes e reumatológicas, como por exemplo artrite reumatoide.
Dr. Thiago relata que um grande número de doenças pode causar dores crônicas como dor lombar, hernias de disco, quadro de osteoartrite (desgastes articulares), fibromialgia, tendinite, bursite, dentre outras. Diante delas, as queixas dos pacientes são diversificadas:
“Muitos pacientes se queixam de dificuldade para realizar atividades da vida diária como pentear cabelo, vestir uma camisa. Informam também dificuldade em manter um bom desempenho no trabalho.”
Além das questões físicas, desgaste emocional também pode ser gerado segundo o
médico:
“O aumento da intensidade e propagação da dor coincidem com aumento do estresse físico e mental, condição que pode diminuir de forma geral a qualidade de vida do paciente. Assim, a dor crônica pode estar associada a, além da depressão e ansiedade, comprometimento do humor e sono.”
Além de dos tratamentos farmacológicos mais comuns com analgésicos, anti-inflamatórios, pomadas e adesivos com anestésico, antidepressivos, anticonvulsivantes e canabinoides, Dr. Thiago destaca também alternativas que podem ajudar os pacientes na redução da dor:
“Temos também a medicina intervencionista da dor, bloqueios analgésicos, infiltrações e tratamentos regenerativos. Vale ressaltar que medidas não farmacológicas são de suma importância tais como: fisioterapia, pilates , acupuntura, atividade física, ondas de choque e psicoterapia.”
“Diante de todas as alternativas, devemos buscar o que chamamos de analgesia multimodal. Nela procuramos inibir as diversas vias causadoras de dor. Isso nos permite ter resultados melhores e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes”, complementa.
O alívio para os pacientes pode vir da junção dos métodos de tratamento com o acompanhamento de profissionais capacitados. Nesse ponto a Clínica Juvenal Paiva se destaca em Sete Lagoas e região não somente por oferecer consultas e exames, mas pela reputação dos profissionais que ali atuam e tratamento humanizado e carinhoso que aplicam.
“Pacientes que possuem quadro de dor crônica podem se beneficiar de um tratamento multidisciplinar. Atualmente, temos vários profissionais especializados no tratamento da dor. Acredito que a junção do conhecimento das diversas áreas da saúde como ortopedia, medicina da dor, fisioterapia e psicologia pode subsidiar a melhora na qualidade de vida das pessoas.”
Além disso, o programa de benefícios Cuidar Juvenal Paiva permite acesso a consultas e exames com qualidade de atendimento particular a preços acessíveis. Diante do cenário em que cerca de 35% da população de Sete Lagoas possui algum plano médico, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o projeto surge como uma alternativa para aqueles que desejam mais cuidado no atendimento, aliada a experiência da clínica.
Para se consultar com o Dr. Thiago Oliveira e também agendar consultas e exames nas demais especialidades, procure a Clínica Juvenal Paiva. O centro de saúde fica na Rua Teófilo Otoni, nº 420, Centro de Sete Lagoas. Agende sua consulta e exames pessoalmente e também através do WhatsApp (31) 9 7165-0584 e telefone (31) 2106-5520.
A Clínica Juvenal Paiva funciona de segunda a quinta das 7h às 20h, às sextas das 7h às 18h e aos sábados de 7h ao meio-dia. Para conhecer mais sobre a clínica, acesse: www.juvenalpaiva.com.br.